O automobilismo corre nas nossas veias. Nas minhas e, aposto, nas suas também. Tudo me encanta durante uma corrida. Os momentos de tensão que antecedem a largada, as ultrapassagens, o trabalho dos boxes que precisa ser perfeito… cada detalhe importa.
E dentro desse universo, a Fórmula 1 é a categoria que mais me faz vibrar. Desde o início dos anos 2000, quando comecei a acompanhar a F1 de perto, não consegui mais me afastar. Mesmo que eu tentasse escapar, fazendo a melhor volta da minha vida, os pilotos, as equipes, as corridas e todos os elementos que constroem a Fórmula 1 seguiriam voando baixo lado a lado comigo.
Eu amo a F1 desde que me conheço por gente. Tenho corridas presentes em quase todas as minhas memórias. Eu e a Fórmula 1 corremos juntos, e quero que ela esteja comigo a cada bandeira quadriculada que eu receber na vida.
Meu nome é Rodrigo. Tenho 31 anos e sou jornalista por formação. Este é um blog criado para compartilhar conteúdo e, principalmente, para encontrar outros amantes da Fórmula 1. Nas linhas a seguir, você vai entender como eu cheguei até aqui e onde ainda pretendo ir com este espaço virtual.
Como chegamos aqui?
Nosso blog foi criado em 2022, mas minha paixão pela Fórmula 1 vem de muito tempo atrás. Para ser mais preciso, posso dizer que ela nasceu em 30 de julho de 2000. Foi nesse dia que Rubens Barrichello superou todos os obstáculos depois de largar na décima oitava colocação. Vamos relembrar?
Imagens: Rede Globo Curadoria: Canal Acervo F1
Eu nasci em 1991, ano do último título de Senna na F1. Em 1994, quando ele nos deixou, tinha 3 anos. Por isso, só lembro de Ayrton pelos vídeos e pelo que meu pai me conta. Meu pai, aliás, foi o grande responsável para que eu me tornasse esse apaixonado por automobilismo.
Foi com ele, do sofá de casa, que assisti a essa vitória do Rubinho naquele 30 de julho. Eu tinha 9 anos, ainda criança, mas já entendia que algo diferente estava acontecendo ali.
A partir daquele dia, acompanhei cada passo da carreira não só do Barrichello, mas de Felipe Massa e de todos os outros brasileiros e estrangeiros que fizeram carreira na Fórmula 1.
Agora, com o nosso blog, a intenção é compartilhar um pouco desse conhecimento – e dessa paixão – acumulados desde então.
Onde queremos chegar?
Eu tenho consciência de que o blog está largando com certo atraso nessa corrida no “GP da Internet”. Já existe muita gente boa produzindo conteúdo por aqui, e inclusive os canais oficiais da Fórmula 1 trazem textos, fotos e vídeos de primeiríssima qualidade.
Mesmo assim, temos grandes objetivos com esse espaço. Para isso, vamos dividir o conteúdo aqui em três grandes pilares:
- Resgate histórico: Lembranças de momentos icônicos da Fórmula 1, além de outros episódios curiosos, mas que por algum motivo não são de amplo conhecimento de toda a audiência da categoria.
- Análises: Quem são os favoritos para cada corrida? Quem pode surpreender? Qual equipe chega mais forte em cada GP e em cada temporada? Vamos responder a essas e outras perguntas com enfoque técnico, buscando a opinião de especialistas.
- Números e curiosidades. Apesar de ser de humanas, gosto muito de números. E acredito que eles ajudam a explicar o que acontece nas pistas. Traremos números e curiosidades dos pilotos, equipes e de cada circuito.
Se você também ama a Fórmula 1 e tem interesse nesse tipo de conteúdo, seja muito bem-vindo. Interagindo nas publicações, você fará nossa comunidade crescer e, sobretudo, vai me motivar a continuar produzindo. Muito obrigado pela visita!