O Brasil sempre foi reconhecido como um importante polo da Fórmula 1, mesmo não tendo uma economia forte como os países europeus ou os Estados Unidos. Em mais de 50 anos de categoria, nosso país conquistou 8 títulos do mundial de pilotos. Ainda que o último título tenha acontecido há mais de 30 anos, as conquistas ainda perduram na memória dos amantes do automobilismo.
No artigo de hoje, vamos relembrar os 8 títulos brasileiros na Fórmula 1, conquistados por Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, nesta ordem:
- 1972 – Emerson Fittipaldi
- 1974 – Emerson Fittipaldi
- 1981 – Nelson Piquet
- 1983 – Nelson Piquet
- 1987 – Nelson Piquet
- 1988 – Ayrton Senna
- 1990 – Ayrton Senna
- 1991 – Ayrton Senna
Emerson Fittipaldi
1972: o primeiro título
Emerson Fittipaldi foi piloto da Fórmula 1 entre 1970 e 1980, mas viveu seus anos de glória entre 72 e 75, quando conquistou dois títulos e dois vice-campeonatos.
Em 72, pilotando uma Lotus, ele conquistou 5 vitórias e 8 pódios em 12 provas e garantiu o primeiro título brasileiro na categoria. O escocês Jackie Stewart, da Tyrrell, terminou o ano segundo. O título do brasileiro foi conquistado na décima prova, com uma vitória de Emerson em Monza.
À época, Fittipaldi se tornou o campeão mais jovem da F1, com 25 anos e 9 meses. Seu recorde permaneceu intocado até 2005, quando foi quebrado pelo espanhol Fernando Alonso.
1974: campeão com a McLaren
Campeão em 72, Fittipaldi bateu na trave no ano seguinte, terminando o campeonato na segunda colocação, invertendo posições com Stewart, que conquistou o título. As boas atuações do brasileiro, no entanto, foram um fator preponderante para que o GP de Interlagos entrasse no circuito a partir de 74.
E Fittipaldi soube aproveitar bem o fator casa: ele venceu a prova em 74 e se tornou o primeiro campeão de Interlagos na F1. Naquele ano, conquistou essa e mais duas vitórias pilotando a McLaren.
Com 55 pontos, deixou para trás o suíço Clay Regazzoni, da Ferrari, e conquistou seu segundo título na Fórmula 1.
Nelson Piquet
1981: o início da década mágica
Nelson Piquet foi piloto da Fórmula 1 de 1978 a 1991, mas conquistou seus três títulos durante a década de 80. O primeiro deles veio na temporada de 81, pilotando uma Brabham. O título teve um ingrediente especial: a rivalidade sul-americana, já que o vice-campeonato ficou com o argentino Carlos Reutemann, da Williams.
Naquele ano, Piquet venceu 3 provas e subiu ao pódio 7 vezes em 15 GPs. O título só veio na última prova do ano: em Las Vegas, o brasileiro terminou em quinto e marcou dois pontos. Reutemann foi o oitavo e não pontuou, fazendo com que Piquet terminasse o campeonato um ponto à frente do adversário (50×49).
Relembre o título com a narração de Luciano do Valle:
Imagens: TV Bandeirantes Curadoria: Canal João Fonseca
1983: bicampeão com a Brabham
Campeão em 81, Piquet viu as inovações técnicas na categoria influenciarem negativamente na temporada seguinte. Ele terminou o campeonato de 82 apenas na décima primeira colocação. Em 83, no entanto, voltou a brilhar.
Ainda pilotando a Brabham, o brasileiro venceu 3 corridas e subiu ao pódio 8 vezes em 15 provas. O título veio com o terceiro lugar no último GP, na África do Sul. Os 3 pontos e a desistência de Alain Prost, da Renault, deram o bicampeonato a Piquet.
1987: o tri veio com a Williams
Nelson Piquet mudou de equipe, da Brabham para a Williams, na temporada 86. Mas seu título com a nova escuderia só veio em 87. A equipe, inclusive, fez a dobradinha no mundial de pilotos: o inglês Nigel Mansell, companheiro do brasileiro, foi o vice-campeão.
Em 16 corridas naquele ano, Piquet venceu 3, mas subiu ao pódio em 11 oportunidades. Destaque para a sequência de provas terminando em segundo: foram 7 no total, sendo 4 seguidas, entre a quarta e a sétima etapas.
O último título de Piquet deu também uma mostra do que viria a seguir para o Brasil na F1: Ayrton Senna terminou o ano em terceiro, um ano antes de seu primeiro título.
Ayrton Senna
1988: o primeiro título do ídolo
Ayrton Senna estreou na Fórmula 1 em 84 e permaneceu uma temporada na Toleman e três na Lotus. Mas o primeiro título veio em sua estreia na McLaren, em 1988.
Em uma temporada impecável, Senna venceu 8 das 16 provas, subindo ao pódio 11 vezes. O título foi garantido na penúltima prova, em Suzuka, no Japão. Relembre:
Imagens: Rede Globo Curadoria: André Luís Domingos
1990: o troco na mesma moeda
Senna perdeu o título de 89 em uma temporada polêmica. Na última prova, ele terminou em primeiro, mas foi desqualificado após um choque com Alain Prost, que foi beneficiado com a decisão da FIA e conquistou o título.
No ano seguinte, a situação se inverteu. No mesmo circuito, na Austrália, Senna e Prost voltaram a se tocar e ficaram fora da prova. Dessa vez, no entanto, as eliminações beneficiaram Ayrton, que conquistou seu segundo título, novamente na McLaren.
Relembre os números de Senna naquele ano:
- 16 provas
- 6 vitórias
- 11 pódios
- 4 provas incompletas
- Apenas 1 prova completa sem subir ao pódio
1991: o último título brasileiro
A temporada de 91 reservou para Senna um momento especial: sua primeira vitória diante da torcida, em Interlagos. Além dessa, Ayrton venceu outras seis provas no ano, incluindo as quatro primeiras etapas.
O título foi garantido na penúltima prova, com um segundo lugar em Suzuka, mais uma vez pilotando a McLaren. Naquele ano, Nigel Mansell, da Williams, terminou a temporada em segundo.