A temporada de 2008 é considerada por muitos amantes do automobilismo aquela que teve o final mais eletrizante na história da Fórmula 1. E, para a tristeza dos brasileiros, essa história teve um final amargo para Felipe Massa, que viu o título da categoria escapar na última curva, da última prova, dentro de casa.
O GP do Brasil de 2008 decidiu o título da temporada, que foi disputado ponto a ponto entre Massa, da Ferrari, e Lewis Hamilton, da McLaren. Essa foi a última chance real de título do Brasil na categoria e, por alguns segundos, a torcida brasileira chegou a comemorar.
Na última prova, Massa precisava vencer em Interlagos e torcer para que Hamilton terminasse a prova, no máximo, na sexta colocação. O brasileiro fez sua parte e venceu a corrida, mas viu o inglês fazer uma ultrapassagem na última curva para terminar a corrida em quinto.
Vamos relembrar aquele Grande Prêmio e o campeonato, considerado pelo próprio Massa como o campeonato mais eletrizante da história da Fórmula 1.
Situação do campeonato antes do Grande Prêmio do Brasil
O GP do Brasil foi o último dos 18 disputados na Fórmula 1 em 2008. A primeira prova foi disputada na Austrália, em março, e a corrida em Interlagos fechou a temporada num domingo, dia 2 de novembro.
Tanto Lewis Hamilton quanto Felipe Massa chegaram à última prova com 5 vitórias no ano. Hamilton venceu na Austrália, em Mônaco, na Grã-Bretanha, na Alemanha e na China. Já Massa havia conquistado suas vitórias no Bahrein, Turquia, França, Espanha e Bélgica.
O inglês, no entanto, liderava o campeonato em pontos. Essa era a classificação antes da última prova:
- Lewis Hamilton – McLaren: 94 pontos
- Felipe Massa – Ferrari: 87 pontos
- Robert Kubica – BMW Sauber: 75 pontos
- Kimi Räikkönen – Ferrari: 69 pontos
Hamilton, portanto, liderava o campeonato com 7 pontos de vantagem sobre Massa. Como o vencedor de cada prova somava 10 pontos, o campeonato ainda estava em aberto.
Para ser campeão, porém, Massa precisaria vencer a prova e somar 7 pontos a mais que o inglês. Isso porque, se conquistasse a vitória e empatasse em pontos com Hamilton, o brasileiro seria considerado campeão pelo número de vitórias (que seria 6×5).
Lewis, portanto, poderia somar no máximo 3 pontos na corrida, o que significava que ele não poderia ultrapassar a linha de chegada além da sexta colocação.
Grid de largada
Com a situação do campeonato bem desenhada, cada equipe criou suas estratégias para um final de semana que prometia chuvas no autódromo de Interlagos.
Na definição do grid, Felipe Massa fez o melhor tempo no Q3 e garantiu a pole-position. Jarno Trulli, da Toyota, largou em segundo e Kimi Räikkönen, companheiro de Massa na Ferrari, em terceiro. Hamilton garantiu a quarta colocação na largada, posição que lhe daria o título mundial.
Os outros dois brasileiros presentes na prova, Nelsinho Piquet (Renault) e Rubens Barrichello (Honda), largaram em décimo primeiro e décimo quinto, respectivamente.
A corrida
Marcado para começar às 15h no horário de Brasília, o GP do Brasil de 2008 teve seu início atrasado por conta de fortes chuvas que caíram faltando menos de cinco minutos para a largada. As equipes, então, puderam trocar os pneus dos carros, de macios para intermediários.
Felipe Massa se manteve na ponta até a volta 38, quando parou nos boxes. Na volta 43, porém, ele recuperou a liderança quando Räikkönen também parou.
A chuva, que havia parado durante a prova, voltou a cair na volta 63. Muitas equipes optaram mais uma vez pelos pneus intermediários, obrigando seus pilotos a realizarem mais um pit stop. A Toyota, no entanto, resolveu arriscar e manteve Timo Glock na pista com pneus macios.
Quando Massa também parou para trocar os pneus, na volta 67, Glock se tornou o único entre os 10 primeiros sem pneus intermediários. Ele ainda não sabia, mas essa escolha acabaria decidindo o campeonato.
A chuva piorou a partir da volta 69. A essa altura, Vettel assumira a quinta colocação, com Hamilton em sexto. Felipe Massa seguia em primeiro e, naquele momento, seria o campeão mundial.
Mas tudo mudou na última volta. Massa recebeu a bandeira quadriculada e comemorou a vitória com a torcida, com o título nas mãos. A alegria, porém, durou poucos segundos.
Momentos depois, na última curva, Hamilton ultrapassou Glock, que não conseguiu se defender das investidas de Vettel e do inglês por estar com pneus de pista seca. Lewis terminou a prova em quinto, conquistando os 4 pontos que precisava para ser campeão.
Naquele momento, Hamilton se tornou o campeão mais jovem da história da Fórmula 1, então com 23 anos, recorde batido por Sebastian Vettel em 2010.
Relembre a chegada:
Imagens: Rede Globo Curadoria: Mundo F1 TV
Os anos seguintes
Com aquela prova épica, Lewis Hamilton conquistou o primeiro de seus 7 títulos até aqui na Fórmula 1. Hoje, ele é, ao lado de Michael Schumacher, o maior campeão da F1.
Felipe Massa, por sua vez, terminou o campeonato na segunda colocação, um ponto atrás do inglês (98×97), e nunca mais chegou tão perto de conquistar o título da F1.
Um grave acidente, em 2009, prejudicou sua carreira. Ele foi atingido na cabeça por uma mola que se soltou do carro do compatriota Rubens Barrichello.
Depois disso, a melhor colocação de Felipe na categoria foi um sexto lugar, conquistado nas temporadas de 2010, 2011 e 2015. Felipe se despediu da Fórmula 1 em 2017. Desde então, nenhum outro brasileiro teve a chance de largar como piloto titular em uma prova da categoria.