A manhã de 1º de Maio de 1994 está na memória de todos os brasileiros que, à época, já tinham idade para entender o que estava acontecendo diante de seus olhos na televisão. Naquele dia, no circuito de Ímola, na Itália, Ayrton Senna da Silva nos deixou. Desde então, o legado do ídolo, com seus três títulos na Fórmula 1, nunca mais foi esquecido.
Senna foi muito mais do que um piloto vencedor. Ele tinha a capacidade de reunir o Brasil, nas manhãs de domingo, para assistir a um esporte que não tinha nem de longe a popularidade do futebol, por exemplo. Com suas performances, mas também com sua personalidade, fazia o brasileiro resgatar o orgulho de vestir verde e amarelo.
Nos próximos parágrafos, vamos relembrar em números e curiosidades os feitos de Ayrton Senna, que “deixou” de ser da Silva para, na voz de seu amigo Galvão Bueno, se tornar o Ayrton Senna “do Brasil”.
Antes, porém, vamos começar relembrando uma de suas vitórias mais marcantes: a primeira diante da torcida, em Interlagos, em 1991. Foi na raça, terminando a corrida com o câmbio quebrado, debaixo de chuva, emocionando a todos:
Imagens: Rede Globo Curadoria: Canal Will Drika Sayuri
Os números da carreira de Ayrton Senn
Ayrton Senna alcançou números incríveis em sua carreira na Fórmula 1, desde a estreia em 1984 até sua partida precoce, dez anos depois. Segundo o site oficial do piloto, essas são as marcas oficiais de Senna na F1:
- Disputou 161 Grandes Prêmios
- Largou na Pole Position em 65 oportunidades
- Venceu 41 corridas
- Ficou na liderança durante 2982 voltas
- Em 19 oportunidades fez a volta mais rápida
- Foi campeão mundial 3 vezes
Além disso, Senna tem outros números impressionantes:
- Subiu ao pódio da Fórmula 1 em 80 oportunidades
- Somou 610 pontos em suas temporadas na categoria
- Rodou mais de 13 mil quilômetros
- Conquistou 19 vitórias de ponta a ponta
Com números tão incríveis, os troféus acabaram vindo ao natural. Vamos relembrar os três títulos de Ayrton na Fórmula 1.
Os 3 títulos de Senna na F1
1988: o primeiro título
Senna já era destaque na Fórmula 1 depois de uma temporada na Toleman e 3 na Lotus, com direito a um terceiro lugar no mundial de 87. Mas foi na McLaren que o brasileiro viveu seus dias mais gloriosos.
Em 88, em sua primeira temporada na equipe, Ayrton subiu ao pódio em 11 oportunidades, conquistando 8 vitórias nas 16 provas do ano.
Na mais marcante delas, no Japão, Senna largaria na pole, mas teve problemas na largada e caiu para a décima sétima posição. Ele fez uma corrida incrível de recuperação e, na volta 28, ultrapassou Alain Prost para reassumir a ponta. Aquela vitória lhe garantiu o título.
1990: o ano do troco em Alain Prost
Depois do primeiro título, Senna amargou um vice-campeonato em 89, em um ano repleto de polêmicas em que travou fortes batalhas com a FIA e chegou a ter a licença de piloto suspensa. Em 1990, no entanto, voltou ao topo.
Aquela temporada teve dois momentos marcantes. No GP do Japão, novamente, Senna e Prost se tocaram e acabaram deixando a prova, num resultado que deu o título ao brasileiro. No ano anterior, no mesmo circuito, os dois também haviam se chocado, mas o resultado dera o título para Prost.
Já no GP de Monza, casa da Ferrari (equipe de Prost), Senna fez uma aposta com Ron Dennis, chefe da McLaren: se vencesse a prova, queria o carro de presente. O chefe aceitou e Senna fez a pole, a melhor volta e liderou de ponta a ponta, ficando com a vitória e a McLaren.
1991: tri com direito a vitória em casa
A temporada de 1991 foi ainda mais especial. Senna venceu as quatro primeiras provas do ano. A segunda delas, inclusive, no Brasil, quebrando um tabu. Até então, ele ainda não tinha vencido diante de sua torcida.
Com 12 pódios e 7 vitórias nas 16 provas, Ayrton liderou o campeonato de ponta a ponta para conquistar seu terceiro e último título mundial. Ele ainda conquistaria o quarto lugar em 92 e o vice-campeonato em 93, antes da tragédia em 94.
Curiosidades da carreira de Ayrton Senna
Rei de Mônaco
Ayrton ganhou o título de Rei de Mônaco ao vencer 6 vezes a prova disputada no principado. Entre 84 e 93, apenas ele e Prost subiram ao lugar mais alto do pódio no circuito.
Na prova de 93, Senna e Prost brigavam ponto a ponto pelo título da Fórmula 1. Até então, o brasileiro tinha 5 vitórias contra 4 de Prost neste GP. Em uma corrida em que ultrapassou o rival duas vezes, Senna venceu e ganhou definitivamente a alcunha.
Especialista na chuva
A fama de Ayrton Senna de “rei da chuva” começou a ser construída cedo, logo em sua segunda corrida pela Lotus, na temporada de 85. Debaixo de um dilúvio no circuito de Estoril, em Portugal, o brasileiro fez a pole e liderou de ponta a ponta, de maneira magistral.
Durante a carreira, Ayrton teve outros momentos marcantes debaixo d’água. Mas aquela corrida, em 85, sempre é a mais lembrada quando se fala da relação entre Senna e a chuva.
A corrida mais difícil
Senna conquistou três títulos e se tornou uma lenda da Fórmula 1, mas a prova mais difícil de sua carreira talvez não tenha sido na categoria. Em 1982, quando ainda estava na Fórmula Ford 2000, Ayrton venceu uma corrida sem freios.
Foi no circuito de Snetterton, na Inglaterra. O piloto contou a história em uma carta escrita à mão para o amigo Armando Teixeira. Senna precisou fazer mágica para se manter na pista e conquistar a vitória.